(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atirador mata cinco e fere oito em aeroporto de Fort Lauderdale


postado em 06/01/2017 20:37

Cinco pessoas morreram e oito ficaram feridas nesta sexta-feira (6) quando um atirador abriu fogo no aeroporto de Fort Lauderdale, 50 quilômetros ao norte de Miami, na Flórida, informaram as autoridades.

"O atirador disparou na direção de pelo menos 13 pessoas. Que se saiba, oito estão sendo tratadas em hospitais neste momento; desconheço a gravidade de suas feridas. Cinco sucumbiram aos ferimentos e morreram tragicamente", disse o xerife do condado de Broward, Scott Israel, em coletiva de imprensa no terminal.

Israel acrescentou que, por enquanto, não identificarão as vítimas e negou informações da imprensa que falavam de supostos tiros após a prisão do suspeito, que não ficou ferido.

O senador pela Flórida Bill Nelson identificou o atirador como Esteban Santiago, um homem que aparentemente levava uma identificação militar.

A Administração de Segurança do Transporte (TSA, em inglês) "está bastante segura de seu nome, mas não tanto de sua identificação militar", disse o senador à emissora CNN.

As autoridades do aeroporto não confirmaram, entretanto, a identidade do suspeito durante a coletiva de imprensa.

O agente especial do FBI em Miami, George Piro, disse que "a investigação está em uma fase preliminar" e que não se pode determinar se trata-se de um ato terrorista ou não. Tampouco informou o tipo de arma utilizada pelo atirador.

"Neste ponto parece que atuou sozinho", disse Piro a jornalistas.

O aeroporto, em suspenso

Todos os serviços do aeroporto "estão atualmente encerrados e seguirão assim por um longo período de tempo", informou o terminal aéreo. Também recomendou aos viajantes que contactassem as linhas aéreas para ter maiores detalhes de seus voos.

Os passageiros estão sob proteção e não se sabe quando poderão sair do aeroporto, disse seu diretor, Mark Gale. "Entraremos em contato com outros aeroportos e, como indicou o xerife, vamos passo a passo, metodicamente, antes de reiniciar as operações".

Os viajantes que estavam nos terminais ficaram presos lá e os aviões que chegaram após o tiroteio não tiveram a permissão de desembarque para seus passageiros. É possível que estes decolem novamente com todos os passageiros a bordo para outro terminal.

Imagens de televisão mostravam os passageiros correndo para se esconderem e centenas de pessoas reunidas na pista de decolagem. Um hora depois, via-se que as pessoas eram retiradas do local.

Caminhões de bombeiros, socorristas e policiais também eram vistos no primeiro andar do aeroporto.

Uma testemunha, Ismail Burke, contou à emissora ABC que caminhava pelo terminal quando ouviu gritos. "Demos a volta e parecia que ele [o atirador] usava um uniforme e [tinha] uma arma grande", disse.

"E, de repente, começou a disparar nas pessoas. Corremos para o banheiro e foi assim que consegui sair de lá", acrescentou.

Orações de Trump

O incidente aconteceu no setor de entrega de bagagens do Terminal 2 e os policiais receberam as primeiras ligações de emergência às 12H55 locais (15h55 de Brasília).

O presidente eleito, Donald Trump, manifestou no Twitter que está "monitorando a terrível situação na Flórida (...) Meus pensamentos e orações estão com todos".

O presidente Barack Obama foi informado sobre os fatos por assessores de segurança.

O governador do estado, Rick Scott, informou que está a caminho do aeroporto para coletar informações. Seu gabinete não quis dar mais detalhes até o momento.

Um vídeo gravado por uma testemunha com o seu celular e obtido pelo canal 7, afiliada da Fox, mostra uma pessoa sangrando no chão do Terminal 2 e outras deitadas ou ajoelhadas.

O ex-porta-voz da Casa Branca Ari Fleischer também tuitou: "Estou no aeroporto de Ft. Lauderdale. Tiros foram disparados. Todo mundo está correndo".

"Tudo parece calmo agora, mas a polícia não deixa que ninguém saia do aeroporto, pelo menos não da área onde eu estou", acrescentou em outro tuíte postado mais tarde.

Este ataque ocorre em um estado sensibilizado pelos frequentes tiroteios que ocorrem nos Estados Unidos. Em junho de 2016, um chamado "lobo solitário", pessoas que agem sozinhas em ataques, matou 49 e feriu 53 em uma boate gay em Orlando, no centro da Flórida.

No ano passado também ocorreram neste estado pelo menos uma dezena de tiroteios em massa, que, apesar disso, não ganharam grande repercussão por deixarem poucas vítimas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)