(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

China está pronta para defender status de 'economia de mercado' na OMC


postado em 10/12/2016 13:46

Na véspera da expiração, neste domingo, de uma cláusula do tratado de adesão da China à OMC, Pequim terá que defender seu novo status de "economia de mercado" perante os demais sócios, que se negam a reconhecê-la como tal pelo medo de uma enxurrada de produtos a preço de custo.

Em 11 de dezembro completa-se o décimo quinto aniversário da adesão da China à Organização Mundial do Comércio (OMC), em um contexto marcado pela desconfiança geral com as exportações chinesas, em especial dos Estados Unidos, onde o presidente eleito, Donald Trump, ameaça impor direitos de alfândega de 45%.

Nos termos de seu protocolo de adesão, os países-membros da OMC podiam até esta data tratar Pequim como uma "não economia de mercado", o que implicava a possibilidade de impor ao país duras tarifas anti-dumping, com o argumento de que os preços da China não refletem a realidade do mercado.

Mas nem os Estados Unidos, nem a União Europeia ou o Japão têm a intenção de abolir seu arsenal antidumping a partir de 12 de dezembro: a China terá que iniciar um longo processo na OMC se pretender se impor aos seus sócios, explicam especialistas em comércio internacional.

"A China tomará medidas para defender seus direitos se os membros (da OMC) continuarem com as velhas práticas antidumping contra produtos chineses após a data de expiração" da cláusula, advertiu nesta sexta-feira o porta-voz do ministério chinês de Comércio, Shen Danyang, citado pela agência Nova China, em reação ao anúncio do Japão um dia antes sobre a manutenção de suas taxação dos produtos chineses.

'Protecionismo disfarçado'

"A China passará automaticamente ao estatuto de economia de mercado" em 11 de dezembro, segundo a agência oficial chinesa. A negativa de outras potências de reconhecer este estatuto a Pequim não é "senão um protecionismo disfarçado, o que vai contra a corrente da globalização e envenena a recuperação da economia mundial", acusou, denunciando que o Ocidente aplica dois pesos e duas medidas com relação à China.

Para Washington, no entanto, a concessão do status de economia de mercado não é nem muito menos automática e as cláusulas antidumping do protocolo de adesão "permanecem intactas".

"Os Estados Unidos continuam preocupados com os graves desequilíbrios do dirigismo chinês, como as supercapacidades de produção, especialmente no setor de aço e alumínio", insistiu o Departamento de Comércio na sexta-feira. "A China não fez as reforças necessárias para funcionar conforme as regras de mercado".

Por isso, Washington continuará aplicando métodos de cálculo "alternativos" para determinar as margens de dumping chineses, prometeu o Departamento de Comércio, apoiado pela Aliança de Manufatureiros Americanos (AAM), segundo a qual o excedente comercial da China custou 3,2 milhões de empregos nos Estados Unidos desde a adesão de Pequim à OMC.

Em Bruxelas, o enfoque foi um pouco diferente: a Comissão Europeia anunciou no mês passado um novo método para combater o dumping, que não se dirigiria mais especificamente contra a China, mas poderia ser aplicado a todo país suspeito de vender a preço de custo.

Mas os vinte e oito membros da organização estão divididos e a proposta, denunciada por Pequim, não pôde ser aprovada antes do limite do prazo de 11 de dezembro pelos Estados-membros da UE, nem pelo Parlamento europeu.

Em qualquer caso, enquanto o órgão regulador do comércio internacional não der seu veredicto definitivo sobre a interpretação da famosa cláusula, "a UE e os demais membros da OMC poderão continuar tratando a China como a não economia de mercado que é", considera Milan Nitzschke, porta-voz da Aegis Europe, uma organização que reúne cerca de 30 indústrias europeias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)