(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Japão lança coletor de lixo espacial


postado em 09/12/2016 15:16

O Japão enviou nesta sexta-feira ao espaço uma nave abastecida com destino à Estação Espacial Internacional (ISS) que também incorpora um novo sistema para descartar o lixo espacial.

A nave espacial, chamada de "Kounotori 6", foi lançada da ilha de Tanegashima poucos segundos antes das 22h27 (11h27 de Brasília) pelo foguete H-IIB, de acordo com imagens divulgadas pela agência espacial japonesa Jaxa.

O lançamento foi um sucesso e "o satélite se separou do foguete" e alcançou a órbita prevista, disse à AFP um porta-voz da Jaxa, Nobuyoshi Fujimoto, quinze minutos após a decolagem.

A nave leva uma espécie de corda que desloca o lixo espacial produzido pelo homem, incluindo restos de satélites ou foguetes, e o conduz até órbitas próximas da Terra com o objetivo de que, ao entrar na atmosfera, se desintegre.

Desde o lançamento em 1957 do satélite soviético Sputnik, a exploração humana do espaço já deixou um rastro de dejetos que a cada ano provocam novas colisões com naves espaciais.

O cabo, chamado de eletrodinâmico, foi produzido com filamentos de aço e de alumínio e foi desenhado com a ajuda de um fabricante de redes de pesca.

Quando se movimenta no campo magnético terrestre, o cabo gera eletricidade e impede o movimento dos resíduos, que logo começaram a descer progressivamente até atingirem a atmosfera e entrarem em combustão antes de chegar à superfície da Terra, segundo previsões dos cientistas.

A agência espacial japonesa trabalha há dez anos com a empresa Nitto Seimo para desenvolver esse sistema.

"A corda utiliza nossa técnica de trançado de redes, mas foi muito difícil conseguir capturar objetos tão pequenos", explicou à AFP Katsuya Suzuki, um engenheiro da empresa.

"Dessa vez a corda terá 700 metros de longitude, mas no fim terá que chegar aos 5.000 ou 10.000 metros de comprimento para conseguir frear o lixo espacial que queremos destruir", ressaltou.

A "Kounotori 6" também transporta suprimentos, pilhas e água para os astronautas da ISS.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)