(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Terremoto mata mais de 90 pessoas na Indonésia

Tremor atingiu a província de Aceh, na ilha de Sumatra. Aproximadamente 148 milhões de indonésios, mais da metade da população do país, vivem em áreas com risco de terremotos


postado em 07/12/2016 08:04 / atualizado em 07/12/2016 08:15

Pelo menos 90 pessoas morreram e centenas ficaram feridas depois que um forte terremoto atingiu a província de Aceh, na ilha de Sumatra, na Indonésia(foto: AFP / CHAIDEER MAHYUDDIN )
Pelo menos 90 pessoas morreram e centenas ficaram feridas depois que um forte terremoto atingiu a província de Aceh, na ilha de Sumatra, na Indonésia (foto: AFP / CHAIDEER MAHYUDDIN )

Um terremoto de 6.5 na escala Richter atingiu a província de Aceh, na ilha de Sumatra, na Indonésia, na manhã desta quarta-feira e deixou pelo menos 97 mortos. As informações são da Agência Ansa.

O balanço foi apresentado pelo chefe do Exército em Aceh, general Tatang Sulaiman. No entanto, as equipes de socorro ainda buscam desaparecidos debaixo dos escombros, principalmente na cidade de Meureudu, no norte da ilha, onde dezenas de edifícios desabaram e ruas ficaram completamente destruídas.

Equipes de busca e resgate procuram sobreviventes do terremoto presos em escombros em Pidie Jaya, na província de Aceh(foto: AFP / CHAIDEER MAHYUDDIN)
Equipes de busca e resgate procuram sobreviventes do terremoto presos em escombros em Pidie Jaya, na província de Aceh (foto: AFP / CHAIDEER MAHYUDDIN)

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor teve seu epicentro a apenas 8,2 km de profundidade e 5,8 km a noroeste de Pante Raja. As autoridades estimam que pelo menos 14 mesquitas desabaram, e um hospital foi danificado.

Em 26 de dezembro de 2004, a costa oeste da província de Aceh já havia sido devastada por um tremor de 9.1 que provocou um tsunami no Oceano Índico e deixou 250 mil mortos, sendo cerca de 100 mil apenas na Indonésia. O tremor é considerado um dos mais mortais da história.

Aproximadamente 148 milhões de indonésios, mais da metade da população do país, vivem em áreas com risco de terremotos.

"Nós corremos para uma colina nos arredores porque nossa casa fica perto da praia. Tememos que um tsunami possa chegar a qualquer momento", disse Fitri Abidin, que vive com o marido e os filhos no distrito de Pidie Jaya, o mais afetado pelo sismo desta quarta-feira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)