(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chegada de Trump não muda compromisso dos EUA com Otan, diz Kerry


postado em 06/12/2016 17:37

A chegada do republicano Donald Trump à Casa Branca não mudará o compromisso dos EUA com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) - declarou nesta terça (6) o secretário de Estado americano, John Kerry, tentando tranquilizar os sócios europeus em sua última viagem oficial ao continente.

"A mudança de governo nos Estados Unidos [em 20 de janeiro] não mudará o inquebrantável compromisso dos Estados Unidos com esses ideais, com nossas obrigações na Otan", afirmou Kerry, em Bruxelas, onde se encontra para uma reunião de chanceleres da Aliança Atlântica.

As declarações de Trump durante a campanha eleitoral levantaram dúvidas na Europa sobre a continuidade do apoio americano a seus aliados da Otan, caso não aumentem seu gasto militar na organização.

"O compromisso dos Estados Unidos com a Otan e com o artigo 5 transcende a política", declarou Kerry, referindo-se ao artigo que determina o apoio dos membros da Aliança Atlântica a qualquer um de seus sócios em caso de ataque.

O artigo 5 foi invocado apenas uma vez: depois dos atentados do 11 de Setembro, em 2001, nos Estados Unidos.

"Confio em algumas pessoas que vi até agora", disse Kerry, em alusão ao futuro secretário da Defesa, o general reformado James Mattis, uma indicação bem acolhida por democratas e por republicanos.

"No fim das contas, o senso comum prevalecerá", insistiu John Kerry, que voltou a defender o acordo sobre o programa nuclear iraniano e o de Paris, sobre o Clima, ambos firmados em 2015, no governo de Barack Obama.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)