(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-menino soldado e chefe de guerra de Uganda se declara inocente ao TPI


postado em 06/12/2016 09:52

O ugandense Dominic Ongwen, um ex-menino soldado e chefe de guerra do sanguinário LRA de Joseph Kony, se declarou inocente de 70 crimes de guerra e contra a humanidade no início, nesta terça-feira, de seu julgamento no Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia.

"Em nome de Deus, nego estas acusações", afirmou Ongwen, de 41 anos, primeiro ex-menino soldado julgado ante o TPI.

Seu caso representa um dilema para a justiça internacional, que deve determinar se o acusado é mais vítima que carrasco.

O acusado deve responder por seu papel na milícia que, segundo a ONU, massacrou mais de 100.000 pessoas e sequestrou 60.000 crianças desde sua criação, em 1987.

Em Uganda, onde o LRA lançou suas atrocidades, milhares de pessoas acompanharam ao vivo, em salas de escolas ou em tendas montadas para a ocasião, o julgamento transmitido pela televisão.

Vestido com um terno cinza claro e uma gravata cor lavanda, Dominic Ongwen apareceu concentrado diante do tribunal, tomando notas em um bloco.

No início da audiência, os juízes rejeitaram um pedido da defesa, apresentado na segunda-feira, que solicitava a interrupção do julgamento.

Os advogados disseram que o acusado não compreendia a natureza das acusações, já que sofre de uma síndrome de estresse pós-traumático por seu passado de criança-soldado.

No início do julgamento, o próprio Ongwen afirmou: "Não entendo as acusações, são contra o LRA, não contra mim", disse. "Eu não sou o LRA, o LRA é Joseph Kony, que é seu líder", acrescentou.

- Sequestrado aos 10 anos -

Filho de dois professores, Dominic Ongwen foi sequestrado aos 10 anos quando voltava da escola.

Nesta época, Joseph Kony dirigia o Exército de Resistência do Senhor (LRA, em inglês) e, com uma mistura de mística religiosa, técnicas de guerrilha e brutalidade sanguinária, tentava fundar um regime baseado nos dez mandamentos.

Apesar de sua juventude, o hoje acusado se destacou por sua lealdade no crime, sua valentia no combate e suas qualidades táticas.

Subiu rapidamente na hierarquia da milícia e se tornou chefe de uma das quatro brigadas do LRA, Sinia.

A procuradoria acusa Ongwen de ter realizado ou ordenado ataques "sistemáticos e generalizados" contra civis em quatro campos de refugiados considerados simpatizantes do presidente Yoweri Museveni.

Também é acusado de recrutar crianças-soldado e de provocar "gravidezes forçadas".

As vítimas eram espancadas ou brutalmente assassinadas. Os meninos e meninas eram sequestrados para se tornarem soldados ou esposas, "distribuídas aos soldados como botins de guerra", indica a procuradoria em um documento oficial.

O próprio acusado teria tido ao menos sete esposas. Uma delas tinha 10 anos quando foi estuprada pela primeira vez. Segundo testes de DNA, seria pai de ao menos 11 crianças.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)