(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Energia nuclear: empresas podem pedir compensação à Alemanha


postado em 06/12/2016 09:37

As empresas de energia poderão solicitar indenizações à Alemanha, depois que o governo ordenou o fechamento de várias centrais nucleares após o acidente de Fukushima (Japão) em 2011, sentenciou nesta terça-feira a Corte Constitucional de Karlsruhe (oeste).

Embora a decisão de fechar estas centrais fosse legal, os juízes consideraram que as companhias têm o direito de exigir uma compensação apropriada do governo. O tribunal não especificou, no entanto, nenhuma quantia para estas indenizações.

As companhias alemãs EON e RWE e a sueca Vattenfall denunciaram o Governo ante o tribunal no âmbito de uma longa batalha sobre o fechamento de centrais, e exigiram indenizações milionárias pelo que consideram uma "expropriação" de seus ativos.

A sentença do tribunal representa um revés para a chanceler Angela Merkel, que transformou a retirada da energia nuclear em um dos símbolos de sua política.

O governo de Merkel decidiu deter as atividades de oito centrais mais antigas da Alemanha após o acidente nuclear ocorrido na cidade japonesa de Fukushima em 2011. Antes de 2022 serão fechadas as outras nove usinas situadas em território alemão.

A decisão de Merkel representou uma guinada em sua política energética, já que em 2010 havia anulado o fechamento de centrais ordenado pelo governo anterior em 2002.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)