(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líder opositor pede a Parlamento venezuelano que investigue tragédia da Chapecoense


postado em 06/12/2016 01:40

O dirigente opositor Jesús Torrealba pediu nesta segunda-feira ao Parlamento que investigue possíveis responsabilidades na Venezuela em relação à tragédia aérea envolvendo a equipe da Chapecoense.

"Sei que a Assembleia Nacional tem muito trabalho com outros casos de corrupção na Comissão de Controladoria, mas considero que é importante estudar esta situação", disse Torrealba, secretário-executivo da coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD), em seu programa de rádio.

Torrealba considerou necessário que o Legislativo, de maioria opositora, indague sobre o acidente ocorrido no dia 28 de novembro na Colômbia, que matou 71 pessoas, "porque está envolvido de maneira importante o nome do nosso país".

Alguns meios venezuelanos publicaram que a companhia Lamia - proprietária do avião - foi fundada em 2009 com capital venezuelano no estado de Mérida, e desde 2014 operava na Bolívia.

Segundo as informações, o então governador de Mérida, Marcos Díaz Orellana; e o atual governador do estado de Nova Esparta, Carlos Mata Figueroa, promoveram a Lamia sem conseguir que pudesse operar na Venezuela por falta de autorização.

"Mas, finalmente, graças ao que parece uma relação política, conseguiram que a Bolívia, o governo de Evo Morales, lhes dessem autorização para operar".

A principal hipótese para o acidente é a falta de combustível no avião que deveria pousar na cidade de Medellín, onde a Chapecoense disputaria a final da Copa Sul-Americana.

O governo boliviano suspendeu na quinta-feira as operações da Lamia e destituiu altos funcionários do controle aeronáutico.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)