(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Caribu e mariposa monarca em vias de extinção no Canadá


postado em 06/12/2016 00:46

O caribu e a mariposa monarca que vivem no Canadá estão "em vias de extinção", alertou nesta segunda-feira um comitê de especialistas após analisar diversos grupos de populações.

"Os caribus são, lamentavelmente, muito sensíveis às ações humanas e cada vez que os molestamos estes fatores de estresse parecem interagir de forma complexa com o rápido aquecimento do norte", explicou a especialista Justina Ray em um relatório do Comitê sobre a Situação de Espécies em Risco no Canadá (Cosepac).

O número de caribus está caindo de maneira "alarmante", "muitas manadas nórdicas têm alcançado níveis historicamente baixos e há motivo para preocupação porque, talvez, não se recuperem", destacaram os especialistas deste órgão científico, que emite recomendações ao governo central.

O Cosepac estudou este ano duas populações, uma situada no Ártico quebequense e outra na península de Labrador, que têm sido classificadas "em vias de extinção", o que significa que "seu desaparecimento é iminente".

As causas do eclipse deste animal selvagem envolvem o desmatamento da floresta boreal pela silvicultura, a exploração de minerais e os efeitos da mudança climática.

A mariposa monarca também está "em vias de extinção" porque seu habitat para hibernar no México, atualmente "muito pequeno", "segue desmoronando", adverte o Cosepac.

Este inseto recorre a cada outono boreal 4.000 km do Canadá ao México para fugir da neve, mas poderá desaparecer se não houverem condições apropriadas para passar o inverno.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)