(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atividade privada na zona do euro alcança em novembro seu máximo em 2016


postado em 05/12/2016 12:01

O crescimento do setor privado na zona do euro registrou em novembro seu nível mais alto em 2016, impulsionado pela Alemanha, embora as expansões mais fortes tenham sido registradas em Espanha e Irlanda, de acordo com a segunda estimativa da consultora Markit, publicada nesta segunda-feira.

O índice PMI, elaborado por esta consultora com base nos dados fornecidos por 5.000 empresas dos setores de serviços e manufatureiro, se situou em novembro em 53,9 pontos, contra 53,3 no mês anterior, nos 19 países da União Europeia cuja moeda oficial é o euro.

Um índice superior a 50 reflete um avanço da atividade, enquanto um número inferior indica um recuo.

"O ritmo mais forte de crescimento foi observado na Irlanda, seguido por Espanha e Alemanha", embora o maior peso da atividade econômica deste último o tenha convertido no "país que mais contribuiu para a última expansão", afirma a consultora em um comunicado.

Para Chris Williamson, economista de Markit, "a previsão no curto prazo também parece promissora". "Em vez de se preocupar com o risco político,as empresas parecem estar se preparando para uma nova expansão. O emprego está aumentando a uma das taxas mais rápidas observadas nos últimos cinco anos", disse.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)