(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Número de mortos em incêndio durante festa na Califórnia pode aumentar para 40

Os serviços de identificação se prepararam para enfrentar um total entre 30 e 40 vítimas, disse o sargento Ray Kelly, da polícia local


postado em 03/12/2016 21:07 / atualizado em 03/12/2016 23:00

(foto: Nick Otto/AFP )
(foto: Nick Otto/AFP )

Quarenta pessoas podem ter morrido em um incêndio ocorrido em um armazém onde um coletivo de artistas de Oakland, Califórnia, participava de uma festa, indicaram neste sábado autoridades.


Os serviços de identificação se prepararam para enfrentar um total de entre 30 e 40 vítimas, disse o sargento Ray Kelly, da polícia local.


Segundo a chefe dos bombeiros de Oakland, Teresa Deloach-Reed, a maioria das vítimas do incêndio, que começou por volta das 23h30 locais de sexta-feira, morreu no andar superior do armazém, conhecido como "nave fantasma de Oakland".


"O teto caiu e há grandes escombros que precisam ser removidos", assinalou.


Ainda não se sabe a causa do incêndio, ocorrido durante uma festa de música eletrônica da qual participaram entre 50 e 100 pessoas.


Vinte e cinco pessoas permaneciam desaparecidas ao meio-dia de hoje, enquanto o antigo armazém estava parcialmente inacessível aos socorristas.


Alguns dos desaparecidos são estrangeiros, o que torna mais difícil a identificação das vítimas, que têm entre 20 e 30 anos.


O armazém, que abrigava um coletivo de artistas, tinha várias divisões que haviam sido acrescentadas, e uma escada construída provisoriamente.


Algumas das mudanças na estrutura tornaram extremamente difícil escapar do incêndio, explicou Teresa em entrevista coletiva.


Amigos e parentes dos participantes da festa recorreram às redes sociais para buscar notícias sobre os entes queridos.


O fogo foi controlado na manhã deste sábado, por equipes que vasculharam os escombros em busca de vítimas, segundo os bombeiros.


Participava da festa o músico Golden Donna, ou Joel Shanahan. A estrutura do prédio, de dois andares, foi planejada para abrigar 50 pessoas.


Nenhum detector de fumaça parece ter sido ativado durante o incêndio. Segundo a chefe dos bombeiros, continua-se averiguando se o prédio era habitado permanentemente.


O fotógrafo Bob Mule, frequentador do local, disse à rede de TV KTVU que não conseguiu acionar o extintor.


Outro artista contou à emissora que o fogo começou na parte de trás do prédio, onde 18 artistas dividiam o espaço.


O homem, que não foi identificado, disse que tentou ajudar um jovem ferido, mas que as chamas, a fumaça e o caos o impediram.


Oakland é uma cidade de 420 mil habitantes situada diante de San Francisco, do outro lado da baía de mesmo nome.


Apesar de já ter tido fama de cidade insegura, hoje atrai setores em busca de aluguéis mais baratos do que em San Francisco.


Em 20 de fevereiro de 2003, um incêndio causado por fogos de artifício em uma boate de West Warwick, nordeste dos EUA, causou a morte de 100 pessoas.


O incêndio mais trágico em nível nacional durante um espetáculo remonta a 1903, quando 602 pessoas morreram no Iroquois Theater de Chicago, segundo a National Fire Protection Association.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)