(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Presidente de Angola desiste de tentar reeleição após 37 anos no poder


postado em 02/12/2016 17:37

O presidente angolano, José Eduardo dos Santos, no poder há 37 anos, desistiu de tentar um novo mandato em 2017 e cederá o lugar como líder do Movimento Popular de Libertação de Angola ao seu ministro da Defesa, João Lourenço, anunciou a rádio oficial.

Um comunicado do MPLA, lido na rádio do governo, reportou a decisão do chefe de Estado de 74 anos. Citando fontes do partido, a emissora avançou na nomeação do ministro da Defesa.

Pouco depois, João Pinto, membro do Comitê Central, confirmou à AFP que "o presidente José Eduardo dos Santos não será candidato" à sua sucessão.

A Constituição de Angola contempla que a Presidência corresponde ao líder do partido que tenha obtido mais votos nas eleições legislativas.

A candidatura do ministro da Defesa seria oficialmente anunciada no sábado, 10 de dezembro, por ocasião do 60º aniversário de criação do MPLA.

Há semanas circulavam boatos em Angola sobre a eventual retirada de Santos por questões vinculadas à saúde do presidente septuagenário.

O MPLA chegou ao poder em 1975, após a independência de Angola de Portugal.

Santos tomou o poder quatro anos depois da morte do líder histórico do MPLA, Agostinho Neto. Desde então, Santos tem conduzido este país, um dos mais pobres do mundo, apesar de ser o principal produtor de petróleo da África subsaariana.

Durante o primeiro quarto de século de vida independente, Angola foi palco de uma guerra civil com intervenções estrangeiras, entre elas de tropas cubanas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)