(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tailândia proclama seu novo rei


postado em 01/12/2016 14:01

O príncipe-herdeiro Maha Vajiralongkorn foi proclamado oficialmente rei da Tailândia nesta quinta-feira, após uma declaração lida e transmitida por todas as redes de televisão tailandesas, mais de um mês depois da morte de seu pai, Bhumibol.

"Respondi favoravelmente aos desejos do falecido rei pelo bem de toda a população tailandesa", declarou o novo monarca após uma audiência com o presidente do Parlamento.

O príncipe de 64 anos provocou surpresa ao solicitar, horas após a morte de seu pai, em 13 de outubro, um "prazo" antes de chegar ao trono.

O novo rei não será, no entanto, coroado imediatamente. A cerimônia só pode ser realizada após a cremação de Bhumibol, que certamente não será realizada em menos de um ano.

O príncipe passava até agora a maior parte do tempo na Alemanha. Sua personalidade, aparentemente imprevisível, é alvo de debate inclusive entre conselheiros do palácio e generais no comando do governo, segundo analistas.

Sua imagem contrasta com a de seu pai. O falecido monarca, que reinou por 70 anos, era considerado o "pai da nação" pelos tailandeses, que o veneravam. Sua figura foi forjada durante décadas de propaganda, apoiada por uma lei muito rígida contra os crimes de lesa majestade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)