SIGA O EM

Congresso colombiano ratifica acordo de paz com Farc

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[]

postado em 01/12/2016 01:10

AFP /Agence France-Presse

O acordo de paz firmado com a guerrilha das Farc na Colômbia foi ratificado pelo Congresso, após a aprovação por parte da Câmara dos Deputados na quarta-feira à noite, um dia depois de ter passado pelo Senado.

Por unanimidade, do total de 166 deputados, os presentes votaram com 130 votos a favor e 0 contra, ratificando um acordo que põe fim a 52 anos de conflito armado. O texto foi renegociado após o fracasso do referendo de 2 de outubro, marcado pela vitória do "não". A nova versão inclui as propostas dos críticos ao documento original.

Representada pelo partido de direita Centro Democrático, do ex-presidente e atual senador Álvaro Uribe, a bancada da oposição optou por abandonar a sala momentos antes da votação, como havia feito na véspera, quando o acordo de paz foi referendado pelo Senado.

A decisão do Congresso foi celebrada imediatamente no Twitter pelo presidente Juan Manuel Santos como um "histórico apoio" à paz.

"@CamaraColombia aprova referendo do #NuevoAcuerdo. Gratidão com Congresso pelo histórico apoio à esperança de paz dos colombianos", escreveu Santos.

O acordo foi firmado pelas partes na semana passada, depois de acrescentar as propostas da oposição.



Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600