(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Detido na Alemanha funcionário da Inteligência suspeito de preparar atentado


postado em 29/11/2016 18:40

Um funcionário do serviço de Inteligência interior da Alemanha foi detido, suspeito de preparar um atentado islamita contra a sede da agência em Colônia, anunciaram nesta terça-feira a revista Der Spiegel e o jornal Die Welt.

Segundo estes veículos, o detido, um alemão de 51 anos, aparentemente disponibilizou na internet "informações sensíveis sobre o Gabinete de Defesa da Constituição", a cargo da Inteligência doméstica, e além disso, invadiu o serviço a fim de reunir informações para planejar um atentado com explosivos contra a sede.

"É acusado de ter expressado, com um nome falso, ideias islamitas na internet e de ter proposto informações internas na internet e de ter proposto informações internas na administração em chats", confirmou à AFP uma porta-voz do Gabinete ou para seus colaboradores".

Foi emitida uma ordem de detenção contra ele, acrescentou a fonte.

Segundo a Der Spiegel, o homem reconheceu admitiu os fatos. Em sua audiência, teria mencionado projetos de atentados cometidos "em nome de Alá", escreveu a Die Welt.

O homem, um funcionário de banco, pai de família, teria trabalhado desde abril passado para os serviços de Inteligência alemães e estaria encarregado de vigiar os meios islamitas alemães, segundo a revista.

Segundo o Gabinete, citado pela Der Spiegel, durante sua formação não foi detectado nenhum elemento suspeito.

Usando vários pseudônimos, o detido teria divulgado, em fóruns de discussão, informações a um interlocutor, informou a Der Spiegel a procuradoria de Düsseldorf (oeste), encarregada da investigação.

De acordo com a revista, o suspeito teria sido descoberto há aproximadamente um mês.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)