(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Abbas é reeleito chefe do Fatah, principal movimento palestino


postado em 29/11/2016 12:31

Mahmud Abbas foi reeleito presidente do Fatah nesta terça-feira na abertura do Congresso do mais importante movimento palestino, anunciou o porta-voz do organismo.

Abbas, de 81 anos, foi reconduzido à frente do Fatah durante um voto de "consenso", explicou Mahmud Abu al-Hija, durante uma coletiva de imprensa.

O líder palestino também dirige a Autoridade Palestina e a Organização de Libertação da Palestina (OLP), entidade reconhecida internacionalmente como representante dos palestinos, desde a morte do líder histórico Yasser Arafat.

"O assunto foi proposto, houve uma votação consensual", disse o porta-voz algumas horas após o início dos trabalhos dos 1.400 membros do Congresso, reunido pela última vez em 2009.

Este Congresso, dizem os analistas, visa reorganizar suas fileiras com Abbas, cuja popularidade é contestada nas ruas - de acordo com uma pesquisa recente, dois terços dos palestinos querem sua renúncia - e até mesmo dentro de seu partido.

O seu mandato como chefe da Autoridade Palestina, que começou em janeiro de 2005, expirou em 2009, mas se mantém no cargo desde então em razão da falta de eleições por causa das profundas divisões entre o Fatah, que controla a Cisjordânia, e o Hamas, que governa a Faixa de Gaza.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)