SIGA O EM

Descobertas no Iraque mais duas fossas comuns, agora com 18 corpos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[]

postado em 27/11/2016 19:37

AFP /Agence France-Presse

Duas fossas comuns, com os corpos de 18 membros da minoria yazidi, alvo dos ataques do grupo Estado Islâmico (EI), foram descobertas no norte do Iraque - anunciou uma autoridade local neste domingo (27).

Ambas as valas ficam no povoado de Um al-Shababik, na região de Sinjar, entre Mossul e a fronteira síria, declarou o prefeito de Sinjar. Em cada fossa, que têm uma distância de cerca de 150 metros entre si, havia nove corpos.

Segundo o prefeito, chega a 29 o número de fossas comuns encontradas desde que as forças que combatem o EI retomaram a cidade de Sinjar no ano passado. A localidade concentra a maioria yazidi de origem curda.

Pelo menos 1.600 cadáveres estão enterrados nessas fossas, relata o prefeito.

Seguidores de uma religião monoteísta pré-islâmica, os yazidis são considerados hereges pelo EI, que executa seus homens e transforma as mulheres em escravas sexuais.

Em março de 2015, a ONU classificou os ataques do Estado Islâmico contra os yazidis no Iraque como "tentativa de genocídio", pedindo a intervenção do Tribunal Penal Internacional (TPI).

Segundo os líderes dessa minoria, até três mil mulheres yazidis estariam nas mãos dos extremistas.



Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600