(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parlamento Europeu vota para suspender diálogo sobre entrada da Turquia na UE


postado em 24/11/2016 10:49

Bruxelas, 24 - O Parlamento Europeu votou por maioria folgada o congelamento temporário das conversas sobre a entrada da Turquia na União Europeia. Os legisladores do bloco citaram a deterioração no quadro de direitos humanos e nos padrões democráticos durante o regime do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

A votação, que não tem força de lei, é uma mostra da piora nas relações entre a UE e a Turquia. O progresso é limitado no diálogo de mais de uma década para a entrada do país no bloco.

Na quarta-feira, Erdogan já havia minimizado a importância do voto no Parlamento, dizendo que ele "não tinha valor" e acusando governos europeus de dois pesos e duas medidas em relação a abusos contra os direitos humanos e os valores democráticos dentro do bloco.

Algumas graduadas autoridades da UE disseram que não defendem a interrupção das conversas, embora tenham também deixado claro que novas medidas da Turquia podem levar ao fim desse diálogo.

Os legisladores da UE defenderam uma resolução que pede o congelamento das conversas, em resposta a "medidas desproporcionalmente repressivas" que os legisladores e as autoridades da Turquia tomaram desde o golpe militar fracassado de julho.

Nos últimos meses, algumas autoridades europeias disseram que seria um revés diplomático parar o diálogo para o acesso do país. Segundo elas, isso causaria uma crise desnecessária entre Bruxelas e Ancara e atrapalharia a pressão por reformas na Turquia.

Outras autoridades na UE, porém, defendem o fim dessas negociações, a fim de permitir que UE e Turquia possam concentrar seus laços em áreas de interesse mútuo.

Apenas um membro da UE, a Áustria, propôs formalmente a suspensão das conversas para acesso turco. Nas últimas semanas, porém, tem havido crescente frustração com Erdogan em Bruxelas, Berlim e outras capitais, com o reconhecimento de que o diálogo não está levando a lugar algum. Vários países da UE mostram, desde o início das conversas em 2005, grande ceticismo sobre a entrada da Turquia no bloco. O Reino Unido e os Estados Unidos, porém, defendiam esse ingresso.

Nos últimos meses, Erdogan e outras autoridades turcas sugeriram que poderiam desistir desse processo. Nesse período, a Turquia tem melhorado as relações com a Rússia e vizinhos do Oriente Médio. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)