SIGA O EM

Para Serra, Brexit e eleição de Trump favorecem acordo Mercosul-UE

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[]

postado em 23/11/2016 17:52

AFP /Agence France-Presse

A incerteza gerada pelo Brexit e pela eleição de Donald Trump ajudará nas negociações de um acordo de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul, afirmou o ministro das Relações Exteriores, José Serra, nesta quarta-feira, em Madri.

Perguntando em uma coletiva de imprensa na capital espanhola sobre o impacto da vitória de Trump nas negociações do bloco, o chanceler destacou que as possibilidades de as negociações do Mercosul serem bem sucedidas têm relação direta com a incerteza internacional.

"A insegurança internacional fortalece as possibilidades de aproximação", afirmou.

Sobre o Brexit, Serra disse que apesar do risco de ferir a UE, o mesmo pode servir como um incentivo para um acordo comercial bilateral.

A União Europeia e o Mercosul lançaram negociações para alcançar um acordo de livre-comércio em 1999, que poderia criar um mercado de 750 milhões de pessoas, mas encontraram diversos obstáculos no caminho.

As negociações foram completamente paralisadas em 2004 e retomadas em 2010.

As áreas sensíveis incluem o acesso do Mercosul aos manufaturados da UE e o acesso da UE aos produtos agrícolas brasileiros, que enfrentam atualmente os altos subsídios no bloco europeu.

As duas partes fizeram um intercâmbio de ofertas em maio deste ano, incluindo uma lista de importações que cada um dos blocos pretende liberalizar.



Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600