(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Japão e Coreia do Sul assinam acordo de compartilhamento de informações


postado em 23/11/2016 13:37

Seul, 23 - A Coreia do Sul e o Japão concordaram em compartilhar diretamente informações militares, como o rastreamento por satélite dos mísseis da Coreia do Norte, refletindo as crescentes preocupações sobre o programa de armas de Pyongyang.

O acordo, assinado hoje em Seul, elimina a necessidade dos EUA na intermediação entre os seus aliados. O pacto estava programado para ser confirmado em 2012, mas Seul desistiu menos de uma hora antes da cerimônia de assinatura, devido à oposição ao governo, que não queria relações mais próximas com Tóquio.

Os dois testes nucleares da Coreia do Norte e dezenas de testes de mísseis este ano deram um novo impulso aos dois países, que são os mais ameaçados pelos mísseis norte-coreanos.

O acordo foi duramente criticado pela Coreia do Norte em sua mídia estatal. A China também repreendeu Japão e Coreia do Sul, dizendo que o acordo aumentaria as tensões na região. "Mantendo uma mentalidade de Guerra Fria e fortalecendo a cooperação militar, as ações dos países irão agravar o confronto e podem trazer novos fatores de insegurança e instabilidade para o nordeste da Ásia", disse o porta-voz do Ministério do Exterior da China, Geng Shuang. Fonte: Dow Jones Newswires.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)