SIGA O EM

Trump seleciona governadora Nikki Haley como embaixadora dos EUA na ONU

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
[]

postado em 23/11/2016 10:43

Agência Estado

Washington, 23 - O presidente eleito Donald Trump escolheu a governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, como embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas, a primeira mulher selecionada para um alto cargo da administração até agora na transição de governo da Casa Branca. Duas fontes familiarizadas com o tema, que pediram anonimato, disseram também que esse posto terá uma função equivalente às do gabinete.

Haley, uma crítica dura de Trump durante a campanha, é a primeira mulher a ser confirmada para a próxima administração, mas a indicação precisa passar pelo Senado. A governadora tem ascendência indiana e é a primeira integrante de uma minoria a ser indicada para o governo Trump.

Nem todos os presidentes dos EUA trataram o posto de embaixador na ONU como uma posição no nível do gabinete. Os republicanos tendem a não dar à função esse status.

O novo cargo de Haley abre caminho para o vice-governador Henry McMaster assumir o governo da Carolina do Sul. McMaster apoiou Trump antes da primária republicana no Estado, realizada em fevereiro. Na época, Haley fazia campanha pelo senador da Flórida Marco Rubio, antes de passar a apoiar Ted Cruz, senador pelo Texas.

Apesar de declarações críticas anteriores a Trump, ela se reuniu com ele na semana passada na Trump Tower. Depois, disse que haviam tido uma conversa "muito boa".

Trump passará o feriado do Dia de Ação de Graças nesta quinta-feira com sua família em Palm Beach, na Flórida. Fonte: Associated Press.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600