(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Comissão de Direitos Humanos da ONU confirma que registrou denúncia de Lula


postado em 27/10/2016 07:37

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, que afirma ser vítima de perseguição política, apresentou uma denúncia à Comissão de Direitos Humanos da ONU, confirmou nesta quinta-feira uma porta-voz do organismo.

"A Comissão de Direitos Humanos da ONU registrou formalmente em 26 de outubro a denúncia apresentada pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva", afirma um comunicado.

A denúncia, oficialmente denominada "comunicação", deve ser examinada agora para determinar se é admissível ou não pela Comissão, explico a porta-voz.

A "comunicação" foi transmitida à missão do Brasil em Genebra, que "tem dois meses para apresentar observações".

No total, o tratamento de uma denúncia pode durar até cinco anos.

Lula, que completa 71 anos nesta quinta-feira, enfrenta investigações por suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e suposta obstrução da justiça no âmbito da Operação Lava Jato, que investiga desvios de dinheiro da Petrobras e que desde 2014 já provocou a prisão de muitos políticos e empresários do Brasil.

O ex-presidente alega inocência em todas as investigações e denuncia uma "perseguição política" de juízes e promotores, que de acordo com Lula querem "destruir os fundamentos da democracia".

Lula atribui as investigações contra ele a um plano para impedir sua candidatura na eleição presidencial de 2018.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)