(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Turquia pode iniciar operação terrestre no Iraque em caso de ameaça


postado em 25/10/2016 09:37

A Turquia pode iniciar uma operação terrestre no norte do Iraque para eliminar qualquer ameaça contra seus interesses, afirmou nesta terça-feira o chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu.

"Se houver uma ameaça contra a Turquia, utilizaremos todos os meios, incluindo uma operação terrestre (...) para eliminar esta ameaça", declarou Cavusoglu, interrogado pela rede de televisão Kanal 24 sobre a eventualidade de uma operação desta natureza a partir da base turca de Bashiqa, no norte do Iraque.

"É nosso direito mais natural", acrescentou.

A Turquia pede com insistência para estar associada à ofensiva contra a cidade de Mossul, reduto do grupo Estado Islâmico no norte do Iraque, afirmando que a presença dos extremistas do outro lado de sua fronteira representa uma ameaça.

Ancara afirma que sua artilharia presente em Bashiqa bombardeou alvos do EI a pedido dos combatentes curdos que participam da operação de Mossul, algo que Bagdá nega.

A Turquia também teme que o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, protagonista de um conflito com Ancara há 30 anos, consolide suas posições no norte do Iraque.

A aviação turca já bombardeia as posições do PKK nos montes Kandil, sua retaguarda no Iraque na fronteira com a Turquia.

Lembrando que a Turquia já lançou em agosto passado uma operação terrestre contra o EI no norte da Síria, o ministro insistiu que seu país estava prestes a fazer o mesmo no Iraque.

"Se em Sinjar, ou em outras regiões (iraquianas) a ameaça do EI se reforçar, utilizaremos toda a nossa força" para eliminá-lo, insistiu Cavusoglu.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)