(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

França começa a desmantelar o acampamento migrantes de Calais


postado em 24/10/2016 12:01

A França começou a desmantelar na manhã desta segunda-feira a chamada "Selva" de Calais, imenso acampamento onde se concentram milhares de migrantes, com o que espera virar a página deste símbolo da crise migratória que afeta a Europa.

As primeiras mulheres, crianças e doentes dos cerca de 8.000 migrantes chegados majoritariamente do Afeganistão, Sudão e Eritreia, se apresentaram com seus pertences no hangar utilizado como base de operações.

De lá, pegam os ônibus que os levarão para 451 centros de acolhida espalhados por todo o território francês.

No início da tarde, 25 ônibus com 1.000 migrantes já haviam deixado o acampamento. "Se conseguirmos evacuar entre 2.000 e 2.500 pessoas nesta segunda, será ótimo", afirmou Didier Leschi, diretor do escritório francês de migração.

Uma vez evacuado, a acampamento será demolido. As escavadeiras começarão a trabalhar na terça-feira.

Apesar de alguns empurrões e discussões, a operação transcorreu em calma, declarou o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve.

Cerca de 1.250 policiais foram mobilizados para garantir as operações.

No total, entre 6.000 e 8.000 migrantes serão evacuados em uma operação que vai durar a semana toda.

O primeiro na fila para o primeiro ônibus, um sudanês de 25 anos, afirmou que "qualquer lugar da França será melhor do que Calais".

Por outro lado, Mohamed, um etíope, é mais cético. "Quero ir para o Reino Unido, não me interessa embarcar nesses ônibus".

Homens, mulheres e crianças convivem há meses neste acampamento precário.

O governo francês anunciou no fim de setembro o desmantelamento do acampamento que, com a insegurança e a revolta que gera entre a população local, se transformou num ponto delicado que envenena o debate na França em torno da imigração, seis meses antes das eleições presidenciais.

Simboliza também a impotência da Europa frente à pior crise migratória desde a Segunda Guerra Mundial.

As autoridades começaram a distribuir folhetos em vários idiomas para explicar a operação, apresentada como humanitária, e tentar convencer os mais reticentes.

"Ainda é preciso convencer algumas pessoas", admitiu Didier Leschi, diretor-geral do Escritório Francês de Imigração.

Como Karhazi, um afegão que lamenta ser obrigado a ir embora. "Terão que nos forçar a partir. Queremos ir para o Reino Unido", insistiu.

Vários migrantes abandonaram o acampamento nos últimos dias para não se afastar da região e continuar tentando cruzar o Canal da Mancha.

- Operação delicada -

Alguns povoados franceses expressaram seu desacordo com o plano de repartição imposto pelo executivo, e vários membros da oposição de direita aludiram ao risco de criar vários "mini-Calais" em todo o país.

"Acolher nestas localidades 30, 40 pessoas me parece o mínimo. É preciso ter respeito e humanidade para com os migrantes", declarou o ministro das Cidades, Patrick Kanner.

Além da logística complexa, a operação é delicada do ponto de vista de segurança.

Na noite de domingo ocorreram confrontos perto do acampamento e a polícia precisou lançar bombas de gás lacrimogêneo.

O desmantelamento do acampamento permitiu reunir uma parte dos 1.300 menores não acompanhados que viviam na "Selva".

O governo britânico acelerou os procedimentos para acolher estas crianças e adolescentes, dos quais cerca de 500 têm famílias no Reino Unido.

Mais de um milhão de pessoas que fogem da guerra e da pobreza na África e no Oriente Médio chegaram à Europa em 2015, semeando divisões entre os 28 países da União Europeia (EU) e alimentando a ascensão dos partidos de extrema-direita.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)