(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Índia retira moradores da fronteira com o Paquistão


postado em 30/09/2016 06:22

A Índia retirava nesta sexta-feira milhares de habitantes de localidades próximas da fronteira com o Paquistão, um dia depois de operações militares indianas na região disputada da Caxemira.

As autoridades do Punjab indiano (noroeste) supervisionam a evacuação de vilarejos situados em uma faixa de 10 quilômetros paralela à fronteira paquistanesa.

A retirada pode afetar quase mil localidades de seis distritos do Punjab.

A Índia teme represálias do Paquistão em reação a suas operações militares de quinta-feira.

De trator, caminhão ou motocicleta, famílias inteiras seguiam para acampamentos temporários. As autoridades afirmaram que "farão o necessário para que os moradores retirados de suas casas não passem por problemas.

A relação entre Índia e Paquistão é muito tensa desde o anúncio na quinta-feira, por Nova Délhi, de uma série de ataques de seu exército na fronteira de fato com o Paquistão na Caxemira, uma região cuja soberania é reivindicada pelas duas potências nucleares.

Islamabad negou e indicou que aconteceu apenas um tiroteio na linha de demarcação.

O primeiro-ministro paquistanês, Nawaz Sharif, convocou um conselho de ministros para esta sexta-feira para falar sobre a tensão nesta região himalaia que os dois países disputam há quase 70 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)