(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líderes mundiais destacam papel de Peres como campeão da paz

Israelense morreu nessa quarta-feira e teve reconhecimento internacional no esforço para avançar o acordo com palestinos


postado em 28/09/2016 02:07 / atualizado em 28/09/2016 10:34

(foto: Jack Guez/AFP)
(foto: Jack Guez/AFP)

Os presidente de Estados Unidos, França e Alemanha saudaram o líder israelense Shimon Peres, falecido nesta quarta-feira, como um campeão que jamais deixou de acreditar na paz.


"Esta noite, Michelle e eu nos unimos a todos que, em Israel, nos Estados Unidos e em todo o mundo prestam homenagem à extraordinária vida do nosso querido amigo Shimon Peres", assinalou o presidente americano, Barack Obama.


Peres foi "um pai fundador do Estado de Israel e um homem de Estado cujo compromisso com a segurança e a busca da paz era fundamentado em sua inquebrantável força moral e em seu inquebrantável otimismo", declarou Obama.


"Há poucas pessoas com quem compartilhamos este mundo capazes de mudar o curso da história humana (...). Meu amigo Shimon era uma destas pessoas".


"Talvez porque tenha visto Israel superar imensos perigos, Shimon jamais renunciou à possibilidade da paz entre israelenses, palestinos e os vizinhos de Israel", concluiu o líder americano.


França
O presidente francês, François Hollande, afirmou que Peres foi "um dos mais ardentes defensores da paz" e "amigo fiel" da França.

"Shimon Peres pertence agora à História, que foi companheira durante sua longa vida". "Israel perde um de seus estadistas mais ilustres; a paz, um de seus mais ardentes defensores, e a França, um amigo fiel", disse Hollande.


Segundo o presidente francês, Peres era um "visionário que impressionava seus interlocutores com sua capacidade de propor iniciativas audazes e ideias novas".


Alemanha

O presidente alemão, Joachim Gauck, recordou a "força de vontade" de Peres para "fazer avançar o processo de paz com os palestinos".


"Apesar das atrocidades perpetradas (pelos nazistas) contra sua família durante o Holocausto, Shimon Peres estendeu a mão" aos alemães, disse Gauck em uma mensagem a seu colega israelense, Reuven Rivlin. "Por esta atitude, somos muito gratos a ele".


"Sua vida a serviço da paz e da reconciliação pode servir de exemplo para os jovens".


Clinton

O ex-presidente americano Bill Clinton afirmou que Peres foi "um gênio com um grande coração".


Clinton, que supervisionou a assinatura, em Washington, dos Acordos de Oslo entre israelenses e palestinos, disse que Peres foi "um fervoroso advogado da paz e da reconciliação".


"Jamais esquecerei como ficou feliz há 23 anos quando firmou os Acordos de Oslo sobre o gramado da Casa Branca, anunciando uma era de maior esperança nas relações entre israelenses e palestinos".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)