(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump e Hillary debatem planos para expandir economia em 1º debate

Candidatos bateram boca durante o debate. Economia, segurança e questões racionais estiveram entre os temas discutidos


postado em 26/09/2016 22:37 / atualizado em 27/09/2016 00:02

(foto: Spencer Platt/Getty Images/AFP )
(foto: Spencer Platt/Getty Images/AFP )

A primeira questão do debate entre Hillary Clinton e o Donald Trump na noite desta segunda-feira foi sobre os rumos da economia norte-americana e formas de aumentar a expansão econômica. O republicano prometeu forte corte de impostos e ainda renegociar acordos comerciais fechados por Washington com outros países. Já Hillary afirmou querer criar uma economia que funcione para todos e não apenas para determinadas classes.

Hillary falou da necessidade de investir em manufatura, pequenos negócios e outras fontes de geração de emprego. "Temos que construir uma economia mais justa. Aumentar o salário mínimo e garantir pagamento igualitário para mulheres", disse ela, destacando que os mais ricos devem pagar mais impostos.

Trump afirmou que os postos de trabalho estão deixando os Estados Unidos e indo para outros para países, como o México. "Estamos perdendo nossos bons empregos", disse ele. "As companhias estão deixando o país."

 

Já sobre segurança, o candidato republicano e a democrata prometeram intensificar esforços para combater o grupo terrorista Estado Islâmico.

Hillary defendeu que precisa ser feito mais para combater o Estado Islâmico, incluindo a intensificação de ataques aéreos na região onde estão membros do grupo terrorista, contando com cooperação internacional. "Estamos fazendo progresso. Temos que vencê-los", disse a democrata.

Trump culpou o presidente Barack Obama pelos problemas no Oriente Médio. Segundo ele, Obama criou um "vácuo" quando o país deixou o Iraque, que permitiu o nascimento do Estado Islâmico. Já Hillary argumentou que foi o presidente republicano George W. Bush, que antecedeu Obama, que fez os acordos sobre quando o país deixaria o Iraque.

Clinton destacou ainda que os EUA têm sido alvo de ataques de hackers, principalmente da Rússia. No período da presidência de Barack Obama, perdemos controle da segurança, afirmou Trump, também mencionando os ataques virtuais. "É um problema enorme."

Trump acusou ainda Hillary de ser uma das responsáveis pela "bagunça" em que está o Oriente Médio atualmente, porque ela foi secretária de Estado dos EUA. Trump defendeu mais ações do país na região, incluindo com a cooperação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Questões raciais

O debate também teve como um de seus temas a questão racial. Hillary defendeu controle de armas e um trabalho conjunto com a polícia. Já o bilionário afirmou que os negros e latinos no país vivem "no inferno".

"Precisamos trazer a lei e a ordem de volta", afirmou Trump, destacando que imigrantes ilegais formaram gangues violentas em várias cidades como Chicago. "Eles têm armas e atiram em nós", disse ele. Já Hillary acusou o republicano de trabalhar para o lobby da indústria de armas.

Trump elogiou ainda a política de tolerância zero do prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, destacando que ocorreu redução de crimes na cidade. Hillary mencionou que Trump foi processado há alguns anos por racismo em suas empresas. Trump afirmou que o caso foi resolvido judicialmente sem precisar admitir culpa.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)