(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grupos de baleias jubarte escapam do risco de extinção


postado em 06/09/2016 20:07

A maioria das populações de baleias jubarte foi retirada da lista de espécies em risco de extinção, na qual haviam sido incluídas há quase meio século quando registravam um nível historicamente baixo devido à caça.

Este status, atribuído aos animais em risco, não se justifica mais para nove de quatorze populações destes cetáceos que existem no mundo, decidiu a Agência Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA).

Contudo, quatro populações restantes são consideradas em perigo de desaparecer e uma foi reabilitada à lista dos animais ameaçados.

"Esta decisão marca um verdadeiro sucesso ecológico", declarou em um comunicado, Eileen Sobeck, administradora adjunta do serviço de pesca do NOAA.

"As baleias, entre as quais estão as jubarte, têm um papel muito importante dentro de nosso sistema marinho", acrescentou ao afirmar que ter seguido estas populações de maneira independente "permitiu à NOAA adaptar suas aproximações de proteção segundo as necessidades de cada uma delas".

A caça comercial reduziu notoriamente o número de baleias jubarte, cuja população registrou seus níveis mais baixos na década de 1960.

Em 2015, a NOAA havia proposto retirar 10 das 14 populações da lista de espécies em risco e abrir um período de consulta pública antes de chegar a esta decisão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)