(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

França quer o fim das negociações sobre acordo comercial UE-EUA


postado em 30/08/2016 09:10

O governo francês solicitará em setembro à Comissão Europeia o fim das negociações entre Europa e Estados Unidos para um grande acordo comercial, o chamado TTIP, anunciou nesta terça-feira o secretário de Estado francês de Comércio Exterior.

"Não existe mais apoio político da França para as negociações, assim o país pede o fim das negociações", afirmou Matthias Fekl à rádio RMC.

Fekl justificou a demanda por considerar que as negociações para criar uma Associação Transatlântica para o Comércio e o Investimento (TTIP, na sigla em inglês) estão desequilibradas a favor dos interesses dos Estados Unidos e não dos 27 Estados membros da União Europeia.

"Os americanos não dão nada ou apenas migalhas (...) Entre aliados não se negocia assim", lamentou o ministro.

Ele afirmou que as negociações terão que começar novamente mais adiante.

"Temos que parar de maneira clara e definitiva estas negociações para recomeçar com novas bases", disse.

Fekl também indicou que a França apresentará o pedido em setembro, durante a reunião de ministros do Comércio Exterior da UE em Bratislava (Eslováquia).

O presidente francês, François Hollande, afirmou um pouco depois que não haverá acordo sobre o TTIP até o fim do mandato do presidente americano, Barack Obama.

"As negociações em andamento sobre o tratado entre Europa e Estados Unidos não poderão desembocar em um acordo antes do fim do ano", disse Hollande em um discurso na conferência dos embaixadores no palácio do Eliseu.

"A França prefere encarar o problema de frente e não criar a ilusão de fechar um acordo antes do fim do mandato do presidente dos Estados Unidos", acrescentou.

O secretário do Comércio não disse quando nem em quais condições poderiam começar as novas negociações. Mas o calendário aponta para depois da eleição de um novo presidente nos Estados Unidos, que só vai tomar posse em 2017.

Os dois principais candidatos à presidência americana, a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump, já criticaram duramente o TTIP.

O acordo, negociado em sigilo entre Washington e a Comissão Europeia desde meados de 2013, tem o objetivo de suprimir as medidas regulamentares e comerciais para criar uma grande zona de livre comércio e estimular o crescimento econômico.

Mas nos últimos meses as negociações foram afetadas pelas críticas de muitas ONGs, que temem que o tratado afete a legislação europeia na área do meio ambiente a favor das grandes empresas.

Também são cada vez maiores as dúvidas dos próprios governos europeus.

Na Alemanha, muitas vozes são contrárias ao acordo, inclusive dentro da coalizão de governo. Mas a chanceler Angela Merkel defende o projeto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)