(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coleta de assinaturas para referendo na Venezuela será entre 24 e 30 outubro


postado em 29/08/2016 21:25

A reitora do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Socorro Hernández, confirmou nesta segunda-feira (29) que a oposição poderá coletar as quatro milhões de assinaturas necessárias para ativar um referendo revogatório contra o presidente Nicolás Maduro na semana de 24 a 30 de outubro.

O órgão eleitoral já havia anunciado que a coleta de assinaturas de 20% do padrão eleitoral poderia ser no final de outubro, mas a aliança de oposição Mesa da Unidade Democrática (MUD) convocou uma marcha para esta quinta em Caracas para exigir que estabeleça a data exata da convocação e que o referendo seja realizado ainda este ano.

"A exigência (opositora) realmente já tem uma resposta: essa coleta de 20% será feita entre 24 de outubro e 30 de outubro. É nessa semana, e são três dias" de coleta, disse Hernández, em entrevista ao canal privado Venevisión.

A reitora não especificou o dia exato do início do processo de coleta de rubricas e disse que "provavelmente" o CNE pedirá em outubro que as quatro milhões de assinaturas sejam obtidas de forma pública, com 20% proporcional do padrão em cada um dos 24 estados do país.

Esse ponto foi criticado em junho passado pela oposição, que acusou o CNE de dificultar a coleta.

A MUD convocou seus seguidores a uma simbólica "Tomada de Caracas", em 1º de setembro próximo. O governo alega que essa manifestação tem como objetivo deflagrar a violência para justificar um golpe de Estado contra Maduro.

Já os opositores garantem que sua marcha será pacífica e que é o governo quem tem a intenção de gerar violência com a convocação de "contramarchas" para a mesma data.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)