(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Irã ativa sistema antimísseis russo para proteger centro nuclear


postado em 28/08/2016 22:07

O Irã ativou um sistema de mísseis antiaéreos de origem russa S300 para defender um centro nuclear onde, até janeiro, enriquecia urânio para seu programa atômico, reportou a TV estatal iraniana.

A emissora IRIB difundiu uma reportagem com imagens do centro nuclear de Fordo, situado em uma montanha perto da cidade de Qom, e no qual se vê o sistema de mísseis S300 em posição de vigilância antiaérea.

Proteger as instalações nucleares do Irã é primordial "em todas as circunstâncias. Hoje, o céu iraniano é um dos mais seguros de toda a região", declarou à IRIB o chefe da defesa antiaérea iraniana, general Farzad Esmaili.

Fordo abriga as 1.044 centrífugas que o Irã usava para enriquecer urânio, uma atividade suspensa por Teerã após a entrada em vigor, em janeiro, de um acordo entre o Irã e as grandes potências.

A reportagem foi difundida horas depois de o guia supremo da Revolução, aiatolá Ali Khamenei, afirmar que as forças militares iranianas têm apenas propósitos defensivos e mencionar especificamente os sistemas S300.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)