(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mineiros em greve sequestram e matam ministro do Interior na Bolívia


postado em 26/08/2016 09:46

O vice-ministro do Interior da Bolívia, Rodolfo Illanes, sequestrado por mineiros que bloqueavam uma estrada, foi assassinado por seus captores, informou na quinta-feira o ministro de Governo, Carlos Romero.

"Todos os indícios apontam que nosso vice-ministro Rodolfo Illanes foi covarde e brutalmente assassinado", assinalou Romero em entrevista coletiva.

A notícia do assassinato deixou o presidente Evo Morales "profundamente comovido", informou o ministro da Defesa, Reymi Ferreira.

Illanes foi ao local do bloqueio, na altura da cidade de Panduro, para negociar com os mineiros, que têm demandas trabalhistas.

"O vice-ministro estava convencido de que diante do conhecimento que tinha com alguns dirigentes poderia persuadi-los e iniciar um diálogo com o governo (..) mas foi interceptado por mineiros e levado para um morro", revelou Romero.

Reymi Ferreira informou que "há entre 100 e 120 detidos" ligados ao crime e que "já foram identificados os cabeças" do grupo que matou Illanes "com pancadas".

"Este ato não pode ficar impune, serão punidos judicialmente", declarou Ferreira.

O segurança de Illanes conseguiu fugir dos mineiros e foi atendido em um hospital de La Paz.

"Foi humilhado, torturado e espancado até a morte, pela informação que temos", acrescentou Ferreira, que negou ter enviado militares para recuperar o corpo do vice-ministro assassinado.

"Estamos tentando primeiro através do diálogo recuperar o corpo do dr. Illanes", explicou.

- Protegido pelos companheiros -

Illanes, um advogado de 56 anos que assumiu o cargo em março deste ano, tentou de todas as formas acalmar os mineiros, que nos últimos dias realizam violentos protestos contra as reformas da lei de cooperativas.

Segundo o ministro Romero, os mineiros, na realidade, tentam conseguir autorização para alugar suas concessões de mineração a empresas privadas ou estrangeiras, o que é expressamente proibido pela Constituição.

Além disso, buscavam acumular mais espaços de poder no Executivo, segundo o ministro.

"Os que protestam são cooperativistas comprometidos com transnacionais", denunciou.

A imprensa divulgou o conteúdo de 36 contratos desse tipo firmados pelos mineiros.

O procurador-geral Ramiro Guerrero informou que cinco promotores foram enviados a Panduro, 100 km a oeste de La Paz.

No início da tarde de quinta-feira, após o anúncio do sequestro, Illanes havia informado por telefone a jornalistas que estava "muito bem de saúde", e pediu que "tranquilizassem" sua família. "Estou sentado aqui, protegido pelos companheiros para que ninguém me machuque".

Mas, algum tempo depois, o jornalista Moisés Flores, diretor da rádio Fedecomín, da cooperativa dos mineiros, viu o corpo do vice-ministro sem vida.

Os mineiros, agrupados em cooperativas privadas, tomaram as estradas na segunda-feira, exigindo a libertação de dez detidos sob acusação de atentar contra a vida de policiais e contra bens do Estado. A acusação remete a confrontos esporádicos ocorridos no início de agosto.

Eles também exigem negociar diretamente com o presidente Evo Morales, seu aliado político, um documento setorial rejeitado de antemão pelo governo.

Esse coletivo ocupa importantes cargos no Executivo, em uma Superintendência do ramo e no Congresso, onde conta com senadores e deputados.

No pior dia de violência, quarta-feira, houve duas mortes por parte dos mineiros em estradas de Cochabamba, segundo a Federação Nacional de Cooperativas de Mineiros (Fencomin).

A possibilidade de iniciar negociações, abertas por gestões da Defensoria do Povo, havia fracassado na quinta, devido às mortes na categoria.

Depois de três dias de confrontos esporádicos com a polícia pelo controle das estradas, no final da tarde de quinta os mineiros havia acertado com o governo o início de uma negociação para esta sexta, sob a condição de que os bloqueios fossem levantados.

Nos confrontos registrados nos últimos três dias, 20 policiais ficaram feridos e dois permanecem sequestrados pelos mineiros de Cochabamba (centro), segundo dados oficiais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)