(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lula é réu na Lava Jato por tentativa de obstrução de Justiça


postado em 29/07/2016 18:31

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder histórico da esquerda, virou réu por tentativa de obstrução das investigações do megaesquema de corrupção na Petrobras.

"A causa é por obstrução da Justiça", no âmbito da investigação da Operação Lava Jato, declarou nesta sexta-feira (29) uma porta-voz da promotoria de Brasília à AFP.

É a primeira vez que o fundador do Partido dos Trabalhadores, que foi presidente do Brasil de 2003 a 2010, irá a julgamento pelo escândalo que defraudou a Petrobras durante uma década, custando mais de 2 bilhões de dólares, para beneficiar dezenas de políticos, empresários e funcionários da empresa petroleira.

Na mesma decisão, o juiz federal Ricardo Leite aceitou uma denúncia por obstrução da justiça contra outras seis pessoas envolvidas no caso, entre elas o banqueiro André Esteves (ex-presidente do BTG Pactual), o empresário pecuarista, e amigo de Lula, José Carlos Bumlai e o ex-líder do Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-senador Delcídio do Amaral.

Lula "jamais interferiu"

"Lula já esclareceu ao procurador-geral da República, em uma declaração, que jamais interferiu ou tentou interferir em declarações relativas a Lava Jato", assinalou em uma nota o escritório de advogados Teixeira, Martins & Advogados, que representa o ex-presidente.

Quando o ex-presidente for notificado "apresentará sua defesa e ao final sua inocência será certamente reconhecida", assegurou.

Lula, que por ser um ex-presidente não está protegido por foros, também é investigado por ter se beneficiado de supostos pagamentos de construtoras que obtinham contratos na Petrobras em troca de subornos.

O ex-presidente apresentou na quinta-feira (28) uma demanda ao Comitê de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, para denunciar "abusos de poder" contra ele, anunciaram seus advogados em Londres.

Em coletiva de imprensa realizada em Londres, os advogados que apresentaram a demanda na sede do organismo em Genebra, disseram que o juiz Sérgio Moro, que comanda a investigação da Lava Jato, seria culpável por "abuso de poder" ao violar o Pacto Internacional sobre direitos civis e políticos.

Dias difíceis para o PT

O julgamento contra Lula chega em um momento difícil para o PT, abatido por diversos escândalos de corrupção, além do processo de impeachment de Dilma Rousseff, sua sucessora, que está em curso no Congresso.

Rousseff foi provisoriamente suspensa em 12 de maio, acusada por seus opositores de maquiar e usar irregularmente as contas públicas em 2014 - ano de sua reeleição - e 2015.

O Senador decidirá no final de agosto, após o fim dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, se Dilma deverá ser afastada definitivamente do cargo e se seu vice-presidente e ex-aliado político, Michel Temer (PMDB), a substituirá na presidência até que novas eleições presidenciais ocorram em 2018.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)