(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA manifesta preocupação com 'atrasos' envolvendo referendo na Venezuela


postado em 28/07/2016 21:07

Os Estados Unidos expressaram nesta quinta-feira sua preocupação com os "inesperados atrasos" no processo do referendo revogatório do mandato do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e pediram ao governo que "respeite seus próprios mecanismos constitucionais".

Washington "permanece preocupado com os desnecessários atrasos no processo de referendo revogatório na Venezuela", declarou o porta-voz do departamento de Estado John Kirby.

A oposição aguarda a decisão do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) - acusado de servir ao governo chavista - confirmando as 200 mil assinaturas necessárias para se ativar o referendo e passar à segunda fase: o recolhimento de quatro milhões de firmas.

"Pedimos ao governo da Venezuela que respeite seus próprios mecanismos constitucionais e permita que o processo avance sem atrasos, de acordo com a vontade do povo venezuelano", declarou Kirby.

"A Constituição venezuelana garante aos venezuelanos o direito de se manifestar através de um processo de referendo revogatório".

O CNE anunciou que na próxima segunda-feira analisará a validade das firmas, sem esclarecer se decidirá no mesmo dia sobre a ativação da consulta.

A oposição luta para que o referendo ocorra antes de 10 de janeiro de 2017, pois em caso de derrota de Maduro, ocorrerão novas eleições. A partir desta data assume o vice-presidente, designado pelo presidente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)