(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aumento do nível dos oceanos ameaça bases militares nos EUA


postado em 27/07/2016 17:55

O aumento do nível dos oceanos, devido ao aquecimento climático que intensifica o alcance dos furacões e as inundações costeiras, vai ameaçar cada vez mais as bases militares sobre a costa leste dos Estados Unidos e o Golfo do México, segundo uma relatório publicado nesta quarta-feira.

Os especialistas da ONG Union of Concerned Scientists (UCS) analisaram 18 instalações militares representativas das mais de 120 bases costeiras de todo o país para avaliar o impacto da mudança climática no seu funcionamento durante as próximas décadas.

"Em 2050, a maioria dessas bases verão multiplicar por dez o número de inundações" em relação a hoje, concluiu a cientista da UCS Kristy Dahl, coautora do relatório, intitulado "Os militares americanos na linha de frente do aumento dos oceanos".

Com uma subida mais rápida do nível dos oceanos na segunda metade do século XXI, as inundações provocadas pelas marés poderiam se tornar quase cotidianas em algumas das bases, inutilizando estes terrenos para o treinamento das tropas e o teste dos equipamentos.

Quatro das bases estudadas para o relatório, incluindo a estação naval de Key West, na Flórida, e o centro de recrutamento de Marine Corps, na Carolina do Sul, poderiam perder de 75% a 95% do terreno até o final do século, segundo as projeções dos pesquisadores.

O relatório afirma que o Pentágono reconhece a séria ameaça que o aquecimento global representa para as instalações militares e insiste na necessidade de destinar mais recursos e de pôr em funcionamento sistemas de supervisão para se preparar para as mudanças.

Em junho, porém, a comissão de orçamento da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, de maioria republicana, adotou uma medida que bloqueia os fundos do Pentágono destinados à sua estratégia de adaptação às mudanças climáticas, aponta o relatório.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)