(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Críticas à retenção de estrangeiros em situação irregular na França


postado em 28/06/2016 08:37

Cerca de 48.000 estrangeiros em situação irregular na França foram colocados em 2015 em retenção administrativa, segundo associações que lamentam práticas excessivas, em especial em Calais (norte), para onde se dirigem muitos migrantes que tentam passar ao Reino Unido.

No ano passado, 47.565 pessoas foram colocadas em retenção administrativa, segundo o relatório anual das associações habilitadas para intervir nestes centros de retenção (CRA). Em 2014 este número havia sido um pouco maior, 49.537.

Mas "nestes últimos cinco anos, a França se destacou por um uso em massa de retenção de pessoas estrangeiras visando ser afastadas" do país. Neste período, 230.000 pessoas foram retidas, segundo o informe.

A retenção administrativa permite deter um estrangeiro contra o qual foi ditada uma ordem de afastamento do país à espera de ser expulso.

As associações criticam particularmente "a operação de magnitude sem precedentes" realizada no último trimestre de 2015 em Calais, onde "mais de 1.100 pessoas foram retidas e depois colocadas em centros de retenção", embora muitas delas não pudessem ser expulsas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)