(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Israel e Turquia restauram laços diplomáticos


postado em 26/06/2016 15:55

Israel e Turquia concordaram em restabelecer relações diplomáticas plenas, após mais de seis anos de animosidade, disseram autoridades israelenses. O acordo abre caminho para uma cooperação renovada entre os aliados norte-americanos e para uma flexibilização do bloqueio israelense da Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas.

Autoridades de ambos os países disseram neste domingo que estavam concluindo meses de negociações. Um israelense disse que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que em Roma para se encontrar com o secretário de Estado dos EUA John Kerry, iria anunciar o acordo na segunda-feira.

O impulso para um acordo aconteceu em meio a ameaças à segurança das duas nações: o conflito sírio nas fronteiras, a ascensão do grupo extremista Estado Islâmico, e o que muitos governos da região veem como uma postura militar e política assertiva do Irã.

O acordo não vai acabar com os rígidos controles impostos em 2007 por Israel nas fronteiras de Gaza para manter o Hamas militarmente restrito. Mas, num compromisso que quebrou um impasse após meses de negociações, autoridades israelenses disseram que a Turquia teria permissão para enviar ajuda a Gaza através do porto israelense de Ashdod e para construir um hospital, uma usina de energia, instalações de dessalinização e outras infraestruturas necessárias no enclave palestino.

Além disso, os dois países irão reconstruir laços militares e de inteligência, e serão enviados embaixadores de volta às capitais de cada país, de acordo com uma autoridade israelense.

Autoridades turcas disseram esperar que um acordo seja anunciado em breve, mas se recusaram a comentar sobre os termos. (Dow Jones Newswire)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)