(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

OEA pede que continente fique do lado certo da história no caso da Venezuela


postado em 23/06/2016 14:10

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, pediu aos países do continente que "fiquem do lado certo da história" ao defender a democracia na Venezuela durante a sessão extraordinária do organismo.

"O Conselho Permanente deve manter-se do lado correto da história e defender um povo que precisa de voz", afirmou Almagro ante o plenário de embaixadores dos 34 países da OEA durante a reunião deste corpo em Washington.

A democracia venezuelana está sendo examinada nesta quinta-feira em uma sessão extraordinária do Conselho Permanente da OEA, convocada por Almagro e à qual Caracas se opõe.

Almagro apresentará aos embaixadores dos 34 países do fórum regional seus questionamentos quanto à situação dos direitos humanos e políticos na Venezuela, contidos em um crítico relatório de 132 páginas que evoca a Carta Democrática Inter-americana.

Os países da região devem realizar na reunião uma apreciação coletiva para determinar se o governo venezuelano cumpre com as normas democráticas fixadas na Carta, um documento vinculante que faculta à OEA o direito de atuar em casos de "alteração da ordem pública" em um país membro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)