(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em evento na Califórnia, Trump denuncia imigração ilegal nos EUA


postado em 26/05/2016 00:52

Em campanha em um dos estados de maior população hispânica dos Estados Unidos, a Califórnia, o republicano Donald Trump redobrou, nesta quarta-feira, as denúncias contra os imigrantes ilegais e voltou a garantir que "os mexicanos" votariam nele na eleição presidencial.

Sem romper com o emblemático tema de sua candidatura, Trump mobilizou milhares de partidários com sua promessa de construir um muro na fronteira com o México.

"E quem pagará o muro?", questionou.

"O México!", responderam, em coro, seus seguidores em Anaheim, perto de Los Angeles.

"Os mexicanos são extraordinários. Votarão em mim como nunca antes. Os que estão aqui legalmente", afirmou Trump, apesar de as pesquisas mostrarem que os hispânicos apoiam, em grande medida, os democratas e Hillary Clinton.

A imigração é um tema sensível da política americana, em particular na Califórnia, que conta com tantos habitantes de origem latina quanto brancos de origem europeia - perto de 39% da população.

Três pessoas protestaram em silêncio no local do comício hoje. Uma delas levava apenas uma simples bandeira mexicana nas mãos. Todas foram retiradas pelos agentes.

Do lado de fora, cerca de 80 manifestantes foram mantidos afastados por um forte dispositivo policial.

A Polícia intercedeu para separar partidários e críticos de Trump que chegaram às vias de fato. Duas pessoas foram detidas, informou um porta-voz da Polícia local à AFP, mas a multidão se dispersou em calma.

Na terça-feira, um comício de Trump em Albuquerque, no Novo México, terminou com vários policiais feridos após incidentes do lado de fora do evento.

Nesta quarta-feira, agentes e policiais montados garantiram a ordem na cidade, mas ocorreram confrontos entre opositores e partidários de Trump, e oito pessoas foram detidas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)