(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nacionalistas vencem eleições na Escócia mas perdem maioria absoluta


postado em 06/05/2016 06:01

O Partido Nacional Escocês (SNP) venceu as eleições para o Parlamento da Escócia, mas perdeu a maioria absoluta, de acordo com o resultado final, o que compromete o desejo de independência e forçará o partido a formar uma coalizão para governar.

O SNP conquistou 63 das 129 cadeiras no Parlamento nas eleições de quinta-feira, que teve como outra grande surpresa a queda dos trabalhistas para a terceira posição, com 24 cadeiras, atrás dos conservadores (31), nesta região do norte de forte tradição operária e de contestação.

Na comparação com as eleições de 2011, os nacionalistas perderam seis cadeiras, os conservadores ganharam 16 e os trabalhistas, que não deixam de perder influência desde que apoiaram o unionismo no referendo de independência de 2014, cederam 13.

Pouco antes do anúncio do resultado final, quando a vitória nacionalista já era certa, a líder do SNP, Nicola Sturgeon, celebrou um triunfo "histórico" do partido.

"Já está claro que o SNP conseguiu um terceiro mandato consecutivo no Parlamento", disse.

"É histórico para o SNP", completou.

O objetivo do SNP nas eleições era fortalecer sua hegemonia local e conquistar um mandato para convocar um novo referendo de independência, algo que poderiam fazer depois de 23 de junho, data do referendo sobre a União Europeia, caso a Escócia vote a favor da permanência, mas a saída do bloco triunfe no conjunto do país.

"Acreditamos que o Parlamento da Escócia deve ter o direito de organizar outro referendo caso aconteça uma mudança significativo em relação ao contexto que prevalecia em 2014, como a possibilidade de a Escócia ser retirada da UE contra a sua vontade", afirmava o programa do SNP para as eleições regionais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)