(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Premiê do Iraque autoriza prisão de manifestantes que invadiram o Parlamento


postado em 01/05/2016 10:37

Bagdá, 01 - O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, autorizou neste domingo que as autoridades prendam e processem os manifestantes que atacaram as forças de segurança, legisladores e danificaram propriedades do Estado depois de invadir o Parlamento em Bagdá para protestar contra os atrasos nos planos de reforma e na aprovação de um novo governo.

A declaração de al-Abadi veio depois que centenas de manifestantes contra o governo e seguidores do influente clérigo religioso xiita Moqtada al-Sadr derrubaram os muros e entraram na fortificada Zona Verde de Bagdá, onde fica a instituição.

Vídeos em redes sociais mostraram um grupo de homens jovens batendo em dois deputados iraquianos, enquanto eles tentavam fugir da multidão. Manifestantes também foram vistos pulando e dançando em cima das mesas e cadeiras de sala de reuniões do Parlamento e agitando bandeiras iraquianas.

Os manifestantes finalmente deixaram o parlamento na noite de sábado e se reuniram em uma praça nas proximidades.

Al-Sadr e os seus apoiadores querem reformar o sistema político posto em prática

após a invasão liderada pelos EUA em 2003, em que blocos políticos arraigados

representam os xiitas, sunitas e curdos do país dependem de patrocínio,

resultando da corrupção generalizada e dos serviços públicos pobres. Os principais blocos têm até agora impedido os esforços de reforma da al-Abadi.

No domingo, os manifestantes prometeram continuar os protestos dentro da Zona Verde até que suas exigências sejam atendidas.

O Iraque está mergulhado em uma crise política há meses, dificultando a capacidade do governo de combater o grupo Estado Islâmico - que ainda controla

muito do norte e oeste do país - ou resolver uma crise financeira em grande parte motivada pela queda nos preços globais do petróleo. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)