(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aliados do presidente Rohani obtém ampla vitória nas legislativas iranianas


postado em 30/04/2016 11:07

A coalizão reformista que apoia o presidente presidente iraniano Hasan Rohani obteve uma ampla vitória ante os conservadores na segunda rodada das eleições legislativas de sexta-feira, segundo resultados oficiais divulgados nste sábado pelo ministério do Interior.

Os reformistas e moderados da lista "Esperança" obtiveram 38 cadeiras contra 18 dos conservadores e 12 para os independentes em um total de 68 que estavam em jogo.

Desta maneira, formarão o grupo mais importante do parlamento, que conta com 290 deputados, apesar de ainda sem alcançar a maioria.

Este segundo turno ocorreu pouco mais de três meses depois da entrada em vigor do acordo entre as grandes potências e o Irã sobre seu programa nuclear e da suspensão, em grande parte, das sanções internacionais contra Teerã.

Na véspera, 17 milhões de eleitores foram convocados às urnas, contra os 55 milhões do primeiro turno, para eleger 68 do total de 290 deputados.

Após a derrota dos ultraconservadores no primeiro turno, os resultados apontam para a formação de um Parlamento composto na maioria por deputados reformistas e moderados pró-Rohani, assim como por conservadores moderados e pragmáticos mais conciliadores com as políticas do presidente.

Dos 221 assentos atribuídos no primeiro turno, 103 foram para conservadores ou afins, 95 para reformistas ou moderados e 14 para independentes com orientação política indefinida, segundo levantamento da AFP.

Ainda no primeiro turno, os 30 assentos de Teerã, em outra época ocupados pelos conservadores, foram conquistados por reformistas e moderados que apoiam a política do presidente Rohani.

Entre os deputados eleitos no primeiro turno, também havia quatro conservadores moderados apoiados pelos reformistas, assim como cinco representantes de minorias religiosas sem uma afiliação política clara.

As eleições são realizadas um ano antes das presidenciais de 2017, nas quais se acredita que Rohani vá se candidatar a um segundo mandato.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)