(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Atentados em Bruxelas matam ao menos 34 e deixam mais de 180 feridos

Explosões no aeroporto e metrô da capital belga levaram pânico à população na manhã desta terça. Atentados acontecem quatro dias após a prisão de Salah Abdeslam, considerado principal responsável pelos ataques terroristas de Paris


postado em 22/03/2016 06:22 / atualizado em 22/03/2016 12:25

(foto: AFP PHOTO / JOHN THYS )
(foto: AFP PHOTO / JOHN THYS )

Pelo menos 34 pessoas morreram e 187 ficaram feridas nas explosões que atingiram o aeroporto internacional de Bruxelas e uma estação de metrô perto de instituições da União Europeia nesta terça-feira, qualificadas por autoridades como ataques terroristas. Dezenas de pessoas ficaram feridas. "Há 14 mortos em Zaventem" (o aeroporto internacional de Bruxelas), afirmou à AFP Pierre Mays, porta-voz do corpo de bombeiros. "Há também uma dezena de mortos em (estação de) Maalbeek, onde aconteceu uma explosão muito forte", disse.

Um suicida cometeu o ataque no aeroporto e as autoridades avaliavam se parte dos responsáveis pelos atentados pode ter fugido, afirmou em entrevista coletiva um promotor federal da Bélgica. As explosões ocorreram dias após a prisão de Salah Abdeslam, apontado como um dos principais responsáveis pelos ataques e que foi capturado em Bruxelas, após uma caçada de quatro meses.
(foto: Arte: Soraia Piva)
(foto: Arte: Soraia Piva)

Pouco depois das 8h (4h de Brasília), duas explosões quase simultâneas atingiram a área de desembarque do aeroporto internacional de Bruxelas. "Primeiro aconteceu uma pequena explosão e depois uma mais forte na altura do check-in", afirmou a jornalista Teresa Küchler, do jornal sueco Svenska Dagbladet. "Todo o edifício tremeu, havia fumaça por todos os lados e pessoas jogadas no chão do terminal. Pedaços do teto caíram", disse.

Imagens exibidas por canais de televisão mostraram cenas de pânico, com centenas de passageiros fugindo do terminal, em meio à fumaça e aos vidros quebrados. "O teto caiu, havia um cheiro de pólvora", contou à AFP Jean Pierre Lebeau, um francês que acabara de chegar de Genebra. Várias testemunhas afirmaram que ouviram tiros e gritos em árabe antes das explosões.

A Procuradoria Federal confirmou à imprensa dezenas de feridos no aeroporto. Pouco depois aconteceu pelo menos uma explosão na estação de metrô de Maalbeek, o bairro de Bruxelas onde ficam as instituições europeias. Um jornalista da AFP observou do lado de fora da estação 15 pessoas, com os rostos ensanguentados, recebendo atendimento médico.

O ministro do Interior, Jan Jambon, elevou o alerta de ameaça terrorista no país ao nível máximo.

As explosões desta terça-feira acontecem após a detenção na sexta-feira em Bruxelas de Salah Abdeslam, principal suspeito dos ataques terroristas de Paris em novembro, após quatro meses de uma operação de busca e captura.

Passageiros foram evacuados do aeroporto depois das explosões (foto: AFP Photo)
Passageiros foram evacuados do aeroporto depois das explosões (foto: AFP Photo)

Reforço da segurança


As autoridades belgas fecharam o metrô, o aeroporto, o serviço de bondes, ônibus, assim como as principais estações ferroviárias da capital. A Comissão Europeia pediu aos funcionários que não compareçam ao trabalho ou permaneçam nos escritórios. O centro de crise do governo belga solicitou aos moradores de Bruxelas que permaneçam em casa.

Ao mesmo tempo, as autoridades de vários países europeus reforçaram a segurança em seus aeroportos e fronteiras. Grã-Bretanha, França, Alemanha, Holanda e Dinamarca anunciaram a intensificação dos controles. Além disso, a linha Eurostar, que liga Paris e Londres com Bruxelas por trem, suspendeu as viagens à capital belga.

As reações políticas foram rápidas. O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, condenou os "ataques terroristas" em um comunicado. "Estou consternado com as bombas desta manhã em Zaventem e no distrito europeu em Bruxelas que custaram a vida de várias pessoas inocentes e feriram muitas mais".

"É um ataque contra a Europa democrática. Jamais aceitaremos que terroristas agridam nossas sociedades abertas", afirmou o primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven. O premier dinamarquês, Lars Løkke Rasmussen, denunciou no Twitter um "ataque abjeto".

Cancelamentos

O treino da seleção belga previsto para esta terça-feira em Bruxelas foi cancelado, anunciou a Federação Belga de Futebol (URBSFA).

A equipe se prepara para um amistoso no dia 29 de março contra Portugal. A Federação não confirmou se a partida será disputada ou não.
Além disso, a competição de ciclismo clássica A, na região de Flandres, prevista para quarta-feira em Waregem, ao norte do país, também foi cancelada.

Europa em alerta

Os aeroportos Roissy-Charles-de-Gaulle, na região de Paris, e o de Frankfurt reforçaram nesta terça-feira as medidas de segurança após as explosões no aeroporto internacional de Bruxelas que deixaram pelo menos 13 mortos e 35 feridos segundo a Procuradoria Federal belga, citada pela imprensa local.

O aeroporto londrino de Gatwick também reforçou a segurança após as explosões em Bruxelas.

As unidades de luta antiterrorista da Holanda anunciaram o reforço das medidas de segurança nos aeroportos de todo o país.

Com informações da AFP e Agência Estado


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)