(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Juiz Antonin Scalia, da Suprema Corte dos EUA, morre aos 79 anos

Scalia morreu enquanto dormia, no Texas, onde se encontrava para uma viagem de caça. Ele foi o juiz de mais longa atuação na instância jurídica mais importante dos Estados Unidos


postado em 13/02/2016 22:10 / atualizado em 13/02/2016 23:41

Antonin Scalia fala sobre lei estrangeira em universidade de Washington, em 2005(foto: Nicholas Kamm)
Antonin Scalia fala sobre lei estrangeira em universidade de Washington, em 2005 (foto: Nicholas Kamm)
O juiz da Suprema Corte americana Antonin Scalia faleceu neste sábado, aos 79 anos - confirmou o governador do Texas, seu estado natal.


Scalia morreu enquanto dormia, no Texas, onde se encontrava para uma viagem de caça, noticiou a imprensa local.


O presidente americano, Barack Obama, foi informado, na Califórnia, e manifestou suas "mais profundas condolências" pela morte de Scalia, um ferrenho conservador que ajudou a moldar o pensamento jurídico americano.


"O presidente e a primeira-dama dão suas mais profundas condolências à família do juiz Scalia", disse o porta-voz adjunto da Casa Branca, Eric Schultz.


"O juiz Antonin Scalia era um homem de Deus, um patriota e um defensor inabalável da Constituição e do estado de Direito", declarou o governador Greg Abbott, em uma nota sobre o juiz de mais longa atuação na instância jurídica mais importante dos Estados Unidos.


"Ele foi uma rocha sólida que evitou muitas tentativas de se desviar e de distorcer a Constituição. Sua ferrenha lealdade à Constituição deu um exemplo inigualável: não apenas para juízes e congressistas, mas para todos os americanos", completou Abbott.


Scalia foi nomeado para a máxima corte em 1986 pelo presidente republicano Ronald Reagan, tornando-se o primeiro americano de origem italiana a exercer o cargo.


O processo para nomear e confirmar seu substituto será complicado, já que sua morte acontece no último ano do mandato de um presidente democrata frente a um Congresso altamente dividido e de maioria republicana em ambas as Câmaras.


"O que é abaixo de zero? O número de chances de Obama nomear, de forma bem-sucedida, um juiz da Suprema Corte que substitua Scalia", disse Conn Carroll, porta-voz do senador republicano Mike Lee.


"O povo americano deveria ter voz na escolha de seu próximo juiz da Suprema Corte", afirmou o líder da maioria republicana do Senado, Mitch McConnell.


"Então, essa vaga não deveria ser preenchida até termos um novo presidente", defendeu.


O processo para sua sucessão terá um grande impacto na campanha presidencial.


A maioria republicana do Congresso pode bloquear qualquer indicação nos últimos meses do presidente Obama, adiando o processo até o próximo governo. Isso quer dizer que a Suprema Corte não deverá contar com todos os seus membros por quase um ano.


"O juiz Scalia foi um herói americano. Devemos a ele e à nação que o próximo presidente nomeie sua substituição", tuitou o pré-candidato republicano Ted Cruz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)