(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre na Croácia homem que teria sido guarda em Auschwitz


postado em 13/02/2016 16:37

Um homem investigado por ter atuado no campo de concentração nazista de Auschwitz faleceu na Croácia - informou a imprensa local neste sábado.

Jakob Denzinger morreu na quinta-feira, aos 92 anos, em um hospital croata onde foi internado depois de desmaiar, noticiou o jornal regional Glas Slavonije.

Em janeiro de 2014, a Justiça croata anunciou a abertura de uma investigação para verificar o passado de Denzinger, depois que as autoridades alemães encarregadas de investigar os crimes de guerra enviaram seu processo.

No mês seguinte, o Centro Simon Wiesenthal, que busca os criminosos nazistas, pediu à Croácia que acelerasse sua investigação. Segundo a instituição, Jakob Denzinger foi um guarda de Auschwitz.

De acordo com a imprensa croata, Denzinger foi membro das Waffen-SS, e seu nome constava de uma lista da Procuradoria alemã encarregada de investigar os crimes cometidos pelos nazistas.

O jornal Jutarnji List afirma que ele foi viver nos Estados Unidos nos anos 1950, onde se tornou empresário.

Em 1989, diante das suspeitas de seu passado, iniciou-se um trâmite para retirar sua cidadania americana. Foi então que se instalou na Croácia, país onde nasceu.

Um milhão de judeus europeus morreram em Auschwitz-Birkenau, assim como entre 70.000 a 75.000 poloneses não judeus, 21.000 ciganos, 15.000 prisioneiros de guerra soviéticos e entre 10.000 a 15.000 prisioneiros de outro tipo, segundo dados do museu desse campo de concentração.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)