(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Papa e patriarca russo pedem unidade no Cristianismo

Durante encontro histórico em Cuba, Francisco e Kirill também pediram ação urgente para ajudar os cristãos ameaçados pela violência no Oriente Médio


postado em 12/02/2016 20:40 / atualizado em 12/02/2016 21:19

(foto: AFP PHOTO / POOL - Gregorio Borgia )
(foto: AFP PHOTO / POOL - Gregorio Borgia )

O papa Francisco e o patriarca ortodoxo russo Kirill, que celebram um encontro histórico nesta sexta-feira, em Cuba, pediram uma renovada unidade do Cristianismo e ação urgente para ajudar os cristãos ameaçados pela violência no Oriente Médio.

"Lamentamos a perda da unidade" e "conscientes dos muitos obstáculos que é preciso superar, esperamos que nosso encontro contribua para o restabelecimento desta unidade desejada por Deus", destacaram em uma declaração conjunta com trinta pontos, divulgada ao final de uma reunião histórica de duas horas.

No encontro, também pediram "à comunidade internacional para tomar medidas imediatas para evitar um maior deslocamento dos cristãos no Oriente Médio".

"Erguendo nossas vozes em defesa dos cristãos perseguidos, também nos solidarizamos com sofrimentos de seguidores de outras tradições religiosas, que se tornaram vítimas da guerra civil, do caos e da violência terrorista", acrescentaram Francisco e Kirill, cujo encontro foi o primeiro entre dois líderes das Igrejas desde o cisma entre cristãos do Ocidente e do Oriente, em 1054.

Na declaração, que os dois assinaram na presença do presidente cubano, Raúl Castro, que atuou como anfitrião e facilitador do encontro, os líderes religiosos também condenaram a violência que tem custado "milhares de vidas" no Iraque e na Síria, "deixando sem lar e meios de vida milhões de pessoas".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)