(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Apresentadora de TV do Irã rompe tabu ao expor assédio sexual de ex-chefes

Emissora suspendeu dois diretores após denúncias. Incidente gerou debates nas redes sociais


postado em 12/02/2016 07:56 / atualizado em 12/02/2016 08:04


Denúncias de assédio sexual no trabalho publicadas por uma apresentadora de televisão do Irã têm motivado mulheres a expor seus dramas sobre um problema tradicionalmente não reconhecido no país. Shenna Shirani, da Press TV, divulgou na própria conta no Facebook áudios de dois homens, seus ex-chefes, supostamente praticando este crime contra ela.

Uma das publicações expõe supostos pedidos de favores sexuais feitos por Hamid Reza Emadi, um dos diretores executivos do canal, durante uma conversa telefônica. A gravação continua com o homem dizendo que está deitado nu na cama. Ele insiste que "sempre ajudou" a colega e implora para ter sexo por telefone com a apresentadora "por apenas cinco minutos", segundo informações do jornal americano The New York Times. O áudio já foi ouvido mais de 133 mil vezes desde o último dia 5.

Outra postagem mostra captura de tela de uma conversa pela rede social na qual ele pediria para ela remover as denúncias da página. A apresentadora teria se demitido após o suposto assédio e se mudado de país, antes de relatar o caso na rede. Ela trabalhava na Press TV desde 2007, é divorciada e tem um filho, segundo informações do portal de notícias iraniano Iran Wire.

As denúncias causaram efeito na emissora: na última segunda-feira, a Press TV anunciou a suspensão de dois executivos, sem divulgar os nomes deles. Além disso, o incidente também levou a debates em redes sociais. Mulheres alegaram que este tipo de assédio é comuns no Irã, onde o desemprego é elevado e as leis favorecem os homens. Além disso, postaram mensagens de apoio à apresentadora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)