(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Líderes europeus celebram nova rodada de diálogo para evitar Brexit


postado em 10/02/2016 17:55

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, cancelou nesta quarta-feira todos os compromissos dos próximos dias para se reunir com vários líderes europeus e tentar abrir o caminho para um acordo sobre as demandas da Grã-Bretanha para permanecer na União Europeia.

"Serei claro, este é um processo político frágil. Por isso decidi cancelar todos os meus compromissos e manterei uma série de reuniões com os líderes da UE e com o Parlamento Europeu para ajudar a encontrar um acordo", disse Tusk em um comunicado.

Na semana passada, Tusk apresentou as propostas sobre as reformas da União Europeia, pedidas pelo premiê britânico, David Cameron, com vistas ao referendo sobre a permanência da Grã-Bretanha na UE.

Tusk destacou que estava em um "intenso processo de diálogo" sobre as propostas.

Na próxima semana, ele viajará a várias capitais da UE para se reunir com o presidente francês, François Hollande, a chanceler alemã, Angela Merkel, o premiê grego, Alexis Tsipras, o presidente da Romênia, Klaus Iohannis, e o premiê tcheco, Bohuslav Sobotka, que preside o grupo de Visegrado, composto por Hungria, Polônia, Eslováquia e República Tcheca.

Esta semana, se reunirá com o premiê belga, Charles Michel.

"O objetivo destas consultas é garantir um amplo apoio à minha proposta", disse Tusk.

"Confio em que é uma proposta equilibrada e sólida e espero finalizar [um acordo] na próxima semana" na cúpula de quinta e sexta-feira de chefes de Estado e de governo, acrescentou.

A próxima cúpula da UE, celebrada em Bruxelas na quinta e na sexta-feira da próxima semana, será dedicada exclusivamente à reivindicação de Cameron.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)