Físicos anunciam novidades sobre ondas gravitacionais de Einstein

postado em 08/02/2016 20:40

Pesquisadores que investigam as ondas gravitacionais, cuja existência Albert Einstein previu em sua teoria da relatividade geral, devem anunciar uma importante descoberta na próxima quinta-feira, em Washington.

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), do MIT e do LIGO (Laser Interferometer Gravitational-wave Observatory) "vão informar sobre os esforços na investigação para detectar as ondas gravitacionais através do LIGO", anunciou a Fundação Nacional das Ciências (NSF) dos Estados Unidos, em um comunicado.

Este anúncio alimenta os rumores, que circulam há semanas na comunidade científica, de que as equipes do LIGO detectaram essas ondas.

As ondas gravitacionais seriam produzidas por leves perturbações no espaço-tempo, devido ao deslocamento de um objeto de grande massa, como um planeta.

Proposta por Albert Einstein em sua teoria da relatividade geral, ela pode ser comparada às ondas que se formam na água, quando se joga uma pedra. As ondas em si nunca foram vistas, porém.

Se for possível comprovar sua existência, será uma das mais importantes descobertas científicas do nosso tempo. Sua descoberta preencheria um grande vazio na compreensão da origem do Universo.

Segundo os rumores, relatados recentemente pela Sciencemag.org, foi graças à observação da colisão e da fusão de dois buracos negros que se fez essa descoberta.

O anúncio deve acontecer na quinta-feira, às 10h30 locais (13h30 no horário de Brasília), no Clube Nacional de Imprensa, em Washington.