(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nome do presidente de Mianmar só será revelado em março


postado em 08/02/2016 09:22

A identidade do futuro presidente de Mianmar não será conhecida até meados de março, o que dá lugar a todos os tipos de rumores, inclusive sobre uma mudança da Constituição para permitir que a líder e Nobel da Paz Aung San Suu Kyi assuma o cargo.

Uma reunião parlamentar prevista para 17 de março permitirá designar os três candidatos ao posto de presidente, anunciou nesta segunda-feira o presidente do parlamento, Win Khaing Than, durante uma reunião conjunta das duas câmaras.

Segundo a Constituição de 2008, herdada da junta militar, para a eleição do presidente, o parlamento está dividido em três grupos: os deputados eleitos da câmara alta, os deputados eleitos da câmara baixa e os deputados militares não eleitos, que representam um contingente de 25%.

Cada grupo vai propor seu candidato e a votação será realizada em uma sessão conjunta do Parlamento, dominado amplamente pela Liga Nacional para a Democracia (LND) de Aung San Suu Kyi.

Até agora, a LND não informou quem será seu candidato. Aung San Suu Kyi aparentemente negocia com os militares para tentar alcançar um acordo que permita a ela assumir a chefatura de Estado.

Aung San Suu Kyi não pode se candidatar devido a um artigo constitucional que bloqueia o acesso à presidência de pessoas que tenham filhos de nacionalidade estrangeira. Dois de seus filhos são britânicos.

Para isso, precisará do apoio dos deputados militaers para modificar a Constituição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)